quarta-feira, julho 29

Resenha literária: Lolita

Título: Lolita
Autor: Vladimir Nabokov
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 356
Nota: 3/5

 Sinopse: Irreverente e refinado, este é um dos romances mais célebres de todos os tempos. É também uma aventura intelectual que não deixa ninguém indiferente, um relato apaixonado de uma sensualidade alucinada, uma autópsia implacável do modo de vida americano. De um lado, um homem de meia-idade, obsessivo e cínico. De outro, uma garota de doze anos, perversamente ingênua. “Lolita” é chocante, desafia tabus, escandaliza. O livro foi incorporada ao imaginário coletivo da modernidade, e até o nome da personagem tornou-se substantivo corrente, provas do alcance da genialidade do autor.
Fonte: http://www.skoob.com.br/

  “Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade. Meu pecado, minha alma. Lo-li-ta: A ponta da língua faz uma viagem de três passos pelo céu-da-boca abaixo e, no terceiro, bate nos dentes. Lo. Li. Ta. Pela manhã, um metro e trinta e dois a espichar dos soquetes, era Lo, apenas Lo. De calças práticas, era Lola. Na escola, era Dolly. Era Dolores na linha pontilhada onde assinava o nome. Mas nos meus braços era sempre Lolita.”
  Não existe uma lista sequer de livros pra se ler antes de morrer que não tenha "Lolita", por esse motivo e pelo fato dele ser o livro favorito da minha cantora preferida, Lana Del Rey, eu resolvi lê-lo. Fiquei super empolgada lendo as primeiras páginas, mas elas foram passando e o livro ficou extremamente cansativo e chato de ler. Ele só voltou a despertar um certo interesse em mim nas últimas páginas. Mas apesar de tudo isso, eu gostei. "Lolita" é uma leitura obrigatória, quanto a isso não se resta dúvidas. É extremamente doentio, e genial ao mesmo tempo. 
Humbert Humbert é um homem de meia idade encantado pelas ninfetas: “Entre os limites etários dos nove e dos catorze anos ocorrem donzelas que, a certos viajantes enfeitiçados, duas ou muitas vezes mais velhos do que elas, revelam a sua vera natureza, que não é humana, e sim nínfica (isto é, demoníaca).” Ao mudar para a casa de Charlotte, nos Estados Unidos, ele se depara com a encantadora ninfeta Lolita, de apenas doze anos, pela qual se apaixona profundamente.
  Logo no começo da obra eu disse para mim mesma que não devia confiar nesse tal Humbert Humbert, assim como fiz com Bentinho em Dom Casmurro. Personagens assim fazem de tudo para que você caia em sua lábia e acredite em tudo o que ele disser. Mas já no começo eu fiquei com o pé atrás. O livro me fez refletir e me questionar sobre vários pontos: A Lolita realmente "seduz" o homem ou é tudo fantasia de sua cabeça? Isso que ele sente por ela pode mesmo ser chamado de amor? Enfim, são perguntas sem respostas que ficam vagando pela minha cabeça.
Sim, o livro fala sobre pedofilia. É meio nojento em alguns trechos, Nabokov faz você odiar cegamente H. H., tanto pelo seu jeito de pensar como sua paixão pelas ninfetas. Você tem que ter um estômago forte e a mente bem aberta para lê-lo. Eu criei muitas expectativas em cima do livro e creio que esse foi um dos motivos pelos quais me fez ficar desapontada depois de o ler. Mas, assim como disse ali em cima, eu o recomendo SIM. É um livro pesado, trata-se de um tema polêmico, porém ele lhe faz questionar sobre o que realmente é o amor. Se ainda não o leu, recomendo que conheça a insanidade de H. H. e o encanto de Lolita.  

  O livro também possui duas adaptações cinematográficas: uma de 1962 dirigida por ninguém menos que Stanley Kubrik (que ainda não tive o prazer de assistir) e outra de 1997 dirigida por Adrian Lyne (que eu assisti e gostei).
Lana Del Rey também compôs várias músicas sobre Lolita ou com referências sobre a obra, aqui vai algumas: Lolita, Carmen e Off To The Races

  Espero que tenham gostado da resenha, até mais! 

8 comentários:

  1. Lana Del Rey compôs músicas? Aaaa <3
    Amo ela!
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom, nunca li esse livro, mas já ouvi falar, até mesmo porque tem um filme, acho que conheço essa segunda adaptação que você disse, não lembro.. Legal a sua resenha ;)

    Beijos, http://quebrarosilencio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Também já ouvi falar do livro, mas nunca o tive nas mãos nem conheci pelos meus olhos as suas letras... Mas parece bem interessante, tudo o que seja para tentar abrir mentes e expandir visões é de saudar.

    Muito interessante a resenha, dá mesmo vontade de largar tudo e ler o livro! eheheh

    Um Abraço!

    • Site • Facebook • Instagram • Twitter
    Participa também nas minhas missões de Agosto e ganha um Livro! Vê como aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que pena que ainda não tenha tido tal prazer! Com toda certeza.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado! <3
      Outro abraço!

      Excluir
  4. Até que enfim eu li uma resenha em que o leitor desconfiou do Humbert e do Bentinho!!! UFAAAA. Desdo pensei que era Lolita dos olhos do Humbert, um homem que sente atração por um criança, e que pode ver em seus gestos malícias que mais ninguém veria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que enfim eu encontrei alguém que compartilha meu sentimento! Hahahaha. Eu também pensei nisso, pedófilos em geral veem malícia em gestos totalmente inocentes das crianças, então a gente não tem certeza se a Lolita realmente era assim ou se era tudo fruto da imaginação do Humbert.

      Excluir

Deixe um elogio, uma crítica, um conselho, uma sugestão, um recadinho... Ficarei super feliz em te ouvir!
* Leia o post, não apenas jogue seu link aqui;
* Deixe o link do seu blog no final do post, se você tiver e quiser, para que eu possa visitá-lo.