segunda-feira, fevereiro 16

O que tem de errado com meus cachos?


 "Por que você não alisa esse seu cabelo?" "Nossa, que volume, tá parecendo que você acabou de acordar!", "Seu cabelo ia ficar tão lindo liso"... depois de muito tempo ouvindo esses comentários, eu não aguentei mais. Eu era uma criança e mesmo assim as pessoas me criticavam o dia inteiro por assumir meus cachos ao invés de me entregar pra moda dos cabelos lisos. Eu nunca gostei de cabelo liso escorrido, pra mim, é a coisa mais sem graça do mundo, mas mesmo assim as pessoas gastam dinheiro e mais dinheiro tentando mudar sua natureza. É óbvio que mudar é sempre bom, mudar o cabelo renova a mulher, mas nesse caso são pessoas desesperadas pra entrar na nova moda. Tem pessoas que simplesmente desistem do fardo que é cuidar do cabelo cacheado, que não é nada fácil e tem aquelas que simplesmente não gostam dos cachos. Tudo bem. Todo mundo tem o direito de fazer o que quiser com seu corpo. Mas pra que querer convencer os outros a fazer o mesmo? Pressionar, insistir...
 E lá fui eu, uma menina de 11 anos se entregar à nova moda. Fazia escova umas duas vezes na semana, mas sempre quando acabava e via aquele cabelo totalmente sem vida, eu me arrependia. Mas continuava fazendo mesmo assim. E continuei até eu não aguentar mais, cansei daquela vida, parei de escovar e passei a viver de coques porque meu cabelo nem tinha mais jeito de tão acabado. E lá vamos nós voltar a ouvir as críticas.
 Esses dias eu comecei a fazer um tratamento em um salão, marquei o horário pra uma cauterização, tava tudo bem, tudo bom, cheguei no salão no horário marcado e fui lá toda felizinha consertar meu cabelo. Daí quando a dona me viu, ela perguntou: "É você que vai fazer a progressiva, né?", eu estreitei os olhos e disse que não, e ela, desconfiada, começou a hidratar e ficou conversando comigo. Quando ela estava quase acabando, me perguntou assim: "Por que você não alisa seu cabelo? Ia ficar tão lindo! A moda é ter cabelo liso, cabelo cacheado é muito feio e dá muito trabalho." eu fiquei perplexa, quando dei conta que eu tinha ouvido bem, respondi: "Pra quê? O que tem de errado com meus cachos? Qual o problema em ter o cabelo diferente, hein? Saco!". Ela terminou sem falar mais nada, nem eu. Ri muito depois.
 Mas o que eu quero mesmo falar aqui, é que não tem problema você ter o cabelo cacheado ou liso, curto ou longo, preto ou verde: você tem que fazer o que você quiser, o cabelo é seu, o corpo é seu. faça o que te faça se sentir bem e não dê ouvidos pras outras pessoas que só querem ser iguais a todo mundo, até porque isso nem graça tem.
 O que acharam do texto, galera? Até mais! :P



17 comentários:

  1. Sério que ela falou que cabelo cacheado é feio? Que ridícula! Eu tenho cabelo cacheado, mas faço progressiva a uns 4 anos e não me arrependo, foi a melhor coisa que eu fiz. Se fosse pelos outros, hoje eu estaria com o cabelo cacheado ainda, pois muitos falavam que cabelo cacheado é mais bonito, que meu cabelo era lindo e blá blá, mas nunca liguei, pois o cabelo é meu, e faço o que eu quero, certo? Acho maravilhoso cabelo cacheado, mas me bem com o cabelo liso. E concordo plenamente com você, temos que fazer o que quisermos, e sermos felizes, independente da opinião dos outros. E sinceramente, o comentário dessa cabeleireira foi extremamente infeliz.

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Não tem problema nenhum, a escolha foi sua, se você se sente bem assim, vai fundo! O problema é quando os outros tentam te mudar. Se você se sente bem com cabelo liso: ótimo, você está certíssima!
      Beijos!

      Excluir
  2. Comigo foi ao contrario, quando criança tinha o cabeço cacheado todo mundo sempre elogiou meu cabelo mas eu sempre me sentia feia com ele não gostava, odiava achava cheio armado, mas só comecei a fazer algo nele quando tinha 13 anos, passei a usar a chapinha e a partir dai não parei. Me acho mais arrumadinha com o cabelo liso do que cacheado da menos trabalho cuidar. Seco e passo chapinha a cada 2, 3 dias e meu cabelo nunca estragou. Sempre hidrato e uso produtos bons, nunca tive problema com isso. Mas, quando ele estiver grande pretendo tentar voltar a usar ele cacheado. Não sei. Acho legal quem consegue ficar com o cabelo natural, sempre a melhor opção. Não sou dessas que fica correndo de agua mas as vezes o cabelo fica um pouco feio se levar umidade. É algo complicado. Parabens por gostar dos seus cabelinhos do jeito que são!

    ❀ lugarrnenhum.blogspot.com.br ❀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também meio que era assim, não gostava muito do meu cabelo, mas aí eu fui crescendo e mudei totalmente de opinião, estranho, hahaha. Que bom que você se sente bem assim! (não é ironia). Você mudou porque você quis, ótimo, o problema é quando os outros querem mudar você. Você só tem que escolher o que te faz bem e pronto! (desde que isso não machuque ninguém, hahaha). Obrigada, linda!
      Beijos!

      Excluir
  3. As pessoas julgam demais, falam demais. Falam do seu cabelo. Falam da cor dos seus olhos. Falam se você é magra. Falam se você é gorda. Falam de tudo e mais um pouco.

    A questão é aprendermos a não dar ouvidos, por mais que algumas machuque, temos de viver quem somos. Fazer o que gostamos porque somos únicos. Adorei o texto!

    Abs!

    Seguindo aqui ^^
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, as pessoas amam falar da vida dos outros, mas olhar pra si mesmo...
      Falou tudo! Muito obrigada. <3
      Beijos!

      Excluir
  4. Não TEM NADA DE ERRADO! eu ia cometendo a maior burrada da minha vida um dia desses, que era alisar meus cachos! Ainda bem que desisti. Eu acho lindo, meu pai acha lindo e meu noivo acha lindo. pronto, dane-se sociedade! :) Não ligue para comentários dos outros flor, a gente tem que gostar da gente como nós somos, assim como Deus nós fez! E pronto!

    ♥ Post novo ♥
    www.pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que você desistiu! Realmente, nós temos que nos amar do jeito que a gente é!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Juliana u.u
    Adorei seu texto. Também concordo que cada um faz o que quer com o seu corpo, mas ficam julgando os outros por não fazerem igual... aí não. Eu vou dar a minha opinião: alisar cabelo por vergonha dos cachos, ou pra ser moda... é ridículo. Eu amaria ter um cabelão cacheado, lindo, natural, mas o máximo que tenho são algumas ondas. Acho que quando alisam as pessoas não perdem apenas cachos, perdem sua natureza e de certa forma negam aquilo que deveriam se orgulhar. Tenho muitas amigas que alisaram, eu avisei que era melhor valorizar o cabelo que elas tinham, mas não adiantou. Hoje ela sofre com aquela "transição", quando o cabelo fica metade cacheado metade liso.

    Enfim..
    Beijos,
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, hahahaha. Concordo com totalmente tudo o que você disse! É ridículo (e eu já aceitei o quão ridícula eu fui) mudar por causa da opinião dos outros. É bom mudar quando é por você mesmo, por sua vontade, não a vontade dos outros...
      Beijos!

      Excluir
  6. Passei por isso minha vida toda, Juliana do céu. Meu cabelo é enrolado, é merda pra cuidar SIM, mas seria ainda pior se eu fizesse progressiva e essas coisas. Tem 4 meninas na mnha classe (sim, só 4 GSAYGUAS) e as 4 são, naturalmente, cabelos enrolados, porém só eu sobrei com eles. Ando lendo muitos textos assim (por isso amei te encontrar *U* ) e meu deus, é foda. Todo mundo passou por isso, né? Ai gente, é foda. Ainda sim, amo cabelo enrolado, e sabe a Lorde em Royals? Quero meu cabelo tipo aquele, to tentando, mas é foda. Meu cabelo na raiz as vezes fica meio liso e o resto beeem enrolado, ai fica estranho, e isso me irrita yagsagusa quero volume, mas no cabelo todo, sabe? Já passei minha vida toda fugindo do volume, e agora o quero. Enfim, é a vida YGASSAUYA
    - um monte de estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é uma droga cuidar de cabelo cacheado. Creme aqui, leave-in ali, amassar os cachos de lá... muita gente passou por isso, é comum, cabelo cacheado não é fácil. Meu sonho ter o cabelo igual o da Lorde, o cabelo dela é minha meta, hahahaha. Meu cabelo também é liso na raiz, coisa de natureza, mas o resto é bem volumoso, hahahaha. A vida tem dessas ironias.
      Beijos,
      Vivendo De Devaneios

      Excluir
  7. Na hora que eu cheguei na fala da mulher que cabelo cacheado é feio eu fiquei com raiva dela, como assim mulher? Tem cabelos cacheados lindíssimos por ai. Eu tenho cabelo cacheado, mas ele é meio bagunçado e definitivamente não combina com meu rosto, cachos pra mim só se for feitos com babyliss ou chapinha, o meu natural não fica legal, eu uso liso e as vezes enrolo. Se fosse pra eu ter cachos mesmo, eu queria ter aqueles afro, sei que da um trabalhão, mas acho lindo aquele volume tudo pra um lado só e um acessório
    Cada um usa o que acha mais bonito para si mesmo!
    beijos e arrasou no texto
    tudoseajusta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fui inundado por raiva dessa mulher! Já no meu caso é o contrário: cabelo liso não combina com meu rosto, hahaha. Realmente, esses cabelos afro são a coisa mais linda que tem!
      Isso mesmo!
      Beijos,
      Vivendo De Devaneios

      Excluir
  8. Olá,
    Eu uso meu cabelo cacheado desde sempre, mas sempre vejo o pessoal comentando como é LINDO e não o contrário, mas existe sim muitas pessoas que falam coisas assim e fazem comentários que nos deixam mal, mas o importante é ficar de bem consigo mesma e deixar que o resto é resto.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. O título do post me chamou a atenção e corri pra ler. Meu cabelo era naturalmente cacheado, digo era porque desde os doze anos eu aliso e sinceramente não me vejo mais de cabelo cacheado. Não que eu o ache feio, pelo contrário, acho o cabelo cacheado lindo - nos outros, lol. Em mim nunca ficou muito bonito, nunca fez meu estilo e como você mesmo disse: dá muito trabalho mantê-lo.

    Adorei a tua atitude de defender seus cachos, a cabeleireira foi muito anti-ética e, no mínimo, ofensiva. Se bem que, convenhamos, pra ela é bom ter pessoas com esse pensamento de "cachos são feios, devem ser alisados", porque isso significa mais dinheiro pra ela, óbvio. Então não se importe com uma opinião dessas. "Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha" :D

    Beijão,
    a l l u n a r ♥

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com tudo dito no post.
    Tenho cabelo alisado, muitas vezes sinto falta dos meus cachos :/
    Amo meu cabelo do jeito que está, mas que a naturalidade dos cachos me faz falta.
    Acredito que não voltei para os cachos ainda pq o processo de transição é demorado :/
    Adorei o post e o blog.
    Bom dia :**

    http://crislanedequeiroz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um elogio, uma crítica, um conselho, uma sugestão, um recadinho... Ficarei super feliz em te ouvir!
* Leia o post, não apenas jogue seu link aqui;
* Deixe o link do seu blog no final do post, se você tiver e quiser, para que eu possa visitá-lo.