segunda-feira, agosto 17

Resenha literária: Extraordinário

Título: Extraordinário
Autor: R. .J. Palacio
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Nota: 4/5

Resenha: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos. (Fonte: www.skoob.com.br)
O livro tem uma narração bem infantil, até porque ele é narrado, em sua maior parte, por uma criança. Isso me incomodou um pouco no começo, mas logo eu passei a não ligar mais para isso. Ele também é pequeno, dá para ser lido em apenas um dia. O autor conseguiu escrever com uma simplicidade tão grande que faz qualquer leitor ficar envolvido pela história. Auggie é um menino apaixonante que ama Star Wars e que nunca tinha ido a escola. Ele sempre teve aulas com sua mãe, mas agora ele irá começar a frequentar a escola e a realmente viver. O livro me fez questionar o tanto que, as vezes mesmo sem perceber, damos muito valor a aparência. O que você pensaria se visse um menino com o rosto todo deformado no meio da rua? Creio que seria um pouco desconfortável, mas isso não tem problema nenhum, o problema é você sobrepor a aparência da pessoa a sua personalidade. E isso acontece no livro, os colegas de sua classe vivem querendo distância dele, mas quem se aproxima e o conhece, vê o quanto sua aparência é algo sem importância.
O livro é cativante, emociona até os leitores mais durões e nos faz observar tudo com uma nova perspectiva.
A obra, além de citar referências à Star Wars, também traz trechos de livros como O Hobbit e As Crônicas de Nárnia, o que eu achei bem legal.
"Extraordinário" tem muitas frases legais e eu li uma pela qual fiquei encantada e que vou levar para o resto da vida: Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.

E vocês, já leram o livro? O que acharam? Comentem aí! ♥

2 comentários:

  1. Apesar de ter lido já várias resenhas do livro, infelizmente eu ainda não li. É tipo aquela famosa frase "nunca julgue um livro pela capa", sempre quando vejo a primeira coisa que vem a minha cabeça é essa frase. A história é muito encantadora e parece ser muito emocionante, eu preciso muito desse livro.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o leia assim que puder, sei que você não vai se arrepender! <3
      Beijos!

      Excluir

Deixe um elogio, uma crítica, um conselho, uma sugestão, um recadinho... Ficarei super feliz em te ouvir!
* Leia o post, não apenas jogue seu link aqui;
* Deixe o link do seu blog no final do post, se você tiver e quiser, para que eu possa visitá-lo.